COMUNICADO DE IMPRENSA – A Embaixada e o Instituto Italiano de Cultura do Rio promovem a exposição “Triennale di Milano. Uma história em cartazes” (Salvador, Bahia – de 21 de outubro a 11 de dezembro de 2022)

Inauguração da exposição “Triennale di Milano. Uma história em cartazes” no Palacete das Artes de Salvador (21 de outubro,18h00). Palestra de Marco Sammicheli, Diretor do Museu do Design Italiano, na Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia (20 de outubro, 17h30).

O Embaixador Francesco Azzarello e a Diretora do Instituto Italiano de Cultura do Rio de Janeiro, Livia Raponi, inaugurarão a exposição “Triennale di Milano. Uma história em cartazes”, no dia 21 de outubro, às 18h00. Salvador foi escolhida como a primeira etapa no Brasil em homenagem à importante comunidade, às grandes contribuições arquitetônicas italianas pouco conhecidas e à intensa demanda local pela cultura italiana. A exposição será encerrada em 11 de dezembro de 2022.

Realizada pelo Instituto Italiano de Cultura em colaboração com a Triennale di Milano, referência internacional para os amantes do design italiano, a exposição celebra o centenário da Fundação, criada em 1923. Estarão presentes na inauguração o curador da exposição e Diretor do Museu do Design da Triennale di Milano, Marco Sammicheli, a Cônsul da Itália em Recife, Nicoletta Fioroni, e o Cônsul Honorário da Itália em Salvador, Andrea Garziera.

Às 17h30 do dia 20 de outubro, na Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia UFBA, Sammicheli encontrará os alunos para reconstruir a trajetória das Exposições internacionais que aconteceram no Palazzo dell’Arte a partir das obras de arte gráfica criadas para promover e divulgar estes eventos.

Para o Embaixador Azzarello, “a Triennale é uma fonte de inspiração devido à sua vocação interdisciplinar, no sinal da criatividade e do know-how italianos. Espero que a exposição possa consolidar a colaboração cultural entre Itália e Brasil, também em nível estadual, inspirando uma dialética renovada”.

“A Triennale Milano é um laboratório essencial para a reflexão sobre a construção coletiva do presente e do futuro, atento aos desafios do mundo contemporâneo, como mostram os temas das edições mais recentes”, destaca a Diretora Raponi.

Data e local do evento da inauguração: 21/10/22 às 18h – Palacete das Artes, Graça, Salvador. Entrada franca.

Período de abertura da exposição: 21/10/22 – 11/12/2022